Últimas Notícias

Notícias do Rádio

Telefonia

Nº de visualização do site

Pessoas Online

segunda-feira, 14 de março de 2011

Circuito Funarte de Música Popular leva ao público do Centro-Oeste a pluralidade da música instrumental brasileira

|

A turnê CATAVENTO, do músico catarinense Felipe Coelho, passa por sete cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O violão do compositor Felipe Coelho acompanhado por um quarteto de cordas, bateria e baixo, em uma mistura de ritmos influenciados pela música brasileira e flamenca, e também pelo jazz. “Este trabalho não tem fronteiras culturais. A sua única beleza é a música”, ressalta Felipe.

Em 2010, a Funarte – Fundação Nacional de Artes, ligada ao Ministério da Cultura, contemplou a turnê Catavento com o Prêmio Circuito Funarte de Música Popular, um dos prêmios mais significativos da música popular brasileira. Além dos shows, que terão entrada gratuita para o público, o músico ministrará um workshop nas cidades por onde a turnê passar. (veja a programação completa abaixo).

Programação Turnê Catavento – Circuito Funarte de Música Popular

Luziânia (GO)
Workshop - Centro de Cultura e Convenções Abigail Brasil da Silveira – 14h;
Show - Centro de Cultura e Convenções Abigail Brasil da Silveira – 20h30.
Terça - 15/03/11
Aparecida de Goiânia (GO)
Workshop – Coordenadoria de Música - Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia– 14h;
Show – Praça da Matriz – 20h.
Quarta - 16/03/11
Anápolis (GO)
Workshop - Auditório da Escola de Música Orestes Farinello – 14h;
Show - Teatro Municipal de Anápolis – 20h30.
Quinta - 17/03/11

Três Lagoas (MS)
Workshop - Centro Cultural Profª. Irene Marques Alexandria – 14h;
Show - Centro Cultural Profª. Irene Marques Alexandria – 20h30.
Sábado - 19/03/11

Aparecida do Taboado (MS)
Workshop - Centro Pedagógico e Cultural Prof. Agrício José Tolentino – 14h;
Show - Centro Pedagógico e Cultural Prof. Agrício José Tolentino – 20h.
Domingo - 20/03/11

Andradina (SP)
Workshop - Praça Eduardo Ramalho - Pólo do Projeto Guri – 14h;
Show - Praça Eduardo Ramalho - Pólo do Projeto Guri – 19h30.
Segunda - 21/03/11

Dourados (MS)
Workshop - Cine-Auditório da UFGD - Unidade I – 18h;
Show - Cine-Auditório da UFGD - Unidade I – 20h.

Terça - 22/03/11
Quarta – 23/03/11

 Felipe Coelho, estudos e talento impulsionam carreira
Premiado com no Circuito Funarte de Música Popular 2010 e com o Prêmio Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura 2009, Felipe Coelho é um dos novos destaques da música instrumental brasileira.

Compositor e arranjador apresentou-se junto a companhias de dança flamenca e em diversas formações de música instrumental no Brasil, Estados Unidos e em navios de cruzeiro por diversos países.

De volta ao país lança seu primeiro CD, Raízes Trançadas, com apoio da Lei Rouanet, cuja divulgação atingiu repercussão nacional. Em 2009, produz seu segundo álbum Catavento - premiado com o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - e, em 2010, registrou o seu terceiro disco, Musadiversa, junto com o pianista Luiz Gustavo Zago.

Felipe Coelho e Sexteto já se apresentaram como convidados em grandes festivais como a Oficina de Música de Curitiba, o Joinville Jazz Festival, o Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos, dentre outros.

O que dizem os especialistas
 "O violonista catarinense Felipe Coelho mostra música instrumental de boa qualidade, [...] assina todas as composições e luxuosos arranjos criando belos climas que evocam as belas paisagens do litoral sul brasileiro, revelando-se um grande talento..." (Revista- Guitar Player abril 2008)

"Em um trabalho autoral, é admirável quando um músico consegue sintetizar com naturalidade influências de gêneros teoricamente incompatíveis entre si, criando o seu sotaque musical particular. Em seu ótimo CD de estréia, o violonista Catarinense Felipe Coelho prova que o choro, a música indiana, o flamenco e o gypsy jazz podem dialogar pacificamente em suas composições, brasileríssimas por sinal" (Revista Violão Pro - abril 2008).

O workshop
O workshop “Cata Vento: Influências Musicais e Processo de Composição” busca proporcionar aos seus participantes o conhecimento de possibilidades musicais de outras culturas. O público poderá interagir com o músico, observando, tocando os instrumentos e vivenciando os ritmos e a linguagem multifacetada do compositor. A oficina trabalha separadamente cada uma das esferas disponíveis ao compositor, sendo elas: rítmica, harmônica, melódica e timbrística, Para proporcionar esta ampliação os participantes irão interagir em diversos exercícios de práticas musicais exemplares de culturas distintas, cada qual demonstrando a utilização de uma das esferas de forma inusitada, porém musical. A oficina busca, principalmente, incentivar os ouvintes a descobrirem sua própria personalidade musical por meio da exploração criativa e aberta das possibilidades apresentadas. Duração do workshop: 1h.


ENTRADA FRANCA em todos os shows e workshops.


Ficha Técnica – Turnê Cata Vento
Felipe Coelho - Violão;
Tales de Oliveira Custódio - Violino;
Ricardo “Kadu” Müller - Violino;
Marco Origuella – Viola;
Frederico Malverde – Violoncelo;
Rafael Calegari – Contrabaixo;
Mauro Borghezan – Bateria

Coordenação Geral: Rodrigo Warken - contato@harmonico.com.br
Produção Executiva: Harmonico Projetos Culturais
Patrocínio: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Apoio: Secretaria de Cultura e Desporto de Luziânia, Secretaria Municipal de Cultura e Lazer de Aparecida de Goiás, Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas, Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, Secretaria de Cultura e Turismo de Andradina e Universidade Federal da Grande Dourados.



Categorias: Dicas


Comente com sua conta do Facebook


Postar um comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.