Vereador Gastão Leite comandará a Secretaria Extraordinária do Entorno do Distrito Federal

O governador Marconi Perillo, cumprindo sua promessa de tornar o governo do Estado de Goiás mais presente na região do Entorno de Brasília, reativou a Secretaria Extraordinária do Entorno do Distrito Federal. A secretaria foi criada no seu primeiro governo e extinta pelo ex governador Alcides Rodrigues, ela tem como função articular e coordenar os projetos e ações das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) na região.
O vereador de Luziânia, Gastão Leite, será o responsável pela secretaria, que tem sede em Brasília, o que facilita o trabalho conjunto do governo goiano com o GDF em prol da obtenção de recursos nos Ministérios e órgãos federais para o Entorno. Veja abaixo a entrevista com o secretário extraordinário do Entorno do DF, Gastão Leite:

Quais as atribuições da Secretaria Extraordinária do Entorno?
Gastão Araújo Leite – A secretaria vai priorizar a interação entre os prefeitos das cidades do Entorno, os governos Estadual e Distrital e a União. Meu trabalho promoverá essa união para levantar questões, problemas e soluções da região para que, juntamente com os três governos, possamos trabalhar para firmar parcerias e convênios.

Durante reunião mês passado com a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília, na Casa Civil, em Brasília, a secretaria discutiu parcerias com as prefeituras?
Gastão Araújo Leite – Juntamente com os prefeitos, nos reunimos com a Caixa Econômica Federal e com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT para avaliar os recursos disponíveis para investir no desenvolvimento da região. Discutimos a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, entre outras pautas.  É preciso colocar a par as prefeituras e levá-las aos ministérios e órgãos federais para debater projetos e
fundos.

Quais são as potencialidades econômicas do Entorno?
Gastão Araújo Leite – O Entorno é um grande produtor agrícola e pretendemos reforçar essa atividade. Além disso, vamos investir no desenvolvimento da agroindústria e do comércio. Cristalina e Luziânia são grandes produtores e apresentam um bom potencial de crescimento no quadro nacional. Com apoio do governador Marconi Perillo, que apresentou um programa bastante amplo para a região, vamos reforçar a economia do Entorno, investir em energia, transporte e saúde para transformar a região num exemplo de desenvolvimento.

Em relação ao caso de Santo Antônio do Descoberto, além das medidas emergenciais, o que está programado para o município?
Gastão Araújo Leite – Estamos pensando em várias ações para solucionar o problema.  O governador Marconi agiu rápido e procurou atender às necessidades mais urgentes. Na manhã da última quarta-feira, inclusive, está marcada uma reunião no Ministério Público Estadual para discutirmos sobre a questão do transporte coletivo. Isso é uma reinvindicação antiga da população, contra as tarifas ônibus com destino a Brasília. Além disso, discutiremos a questão da saúde, a respeito dos hospitais paralisados e sobre a falta de profissionais e equipamentos nos centros médicos da cidade.

Que ações já estão programadas para toda a região?
Gastão Araújo Leite – A questão do transporte coletivo abarca também os demais municípios. Vamos discutir com o Ministério Público a ideia de criar um transporte metropolitano com taxa única, para ônibus com destino ao Distrito Federal. Além disso, há estudo para transformar a linha férrea em um metrô de superfície para ligar Luziânia, Novo Gama e Cidade Ocidental a Brasília.

0 Comentários