Governo goiano promete mais atenção ao Entorno de Brasília

A Agência Goiana de Desenvolvimento Regional - AGDR será administrada por Wilter Campos Coelho. O novo presidente ocupou o cargo de secretário de Educação de Luziânia por seis anos e também ficou dois anos à frente da Secretaria de Cultura da cidade. Como representante do Entorno do Distrito Federal, Wilter adiantou que a AGDR irá executar prioritariamente políticas de desenvolvimento para as Regiões Norte e Nordeste e do Entorno de Brasília. "Além de infraestrutura, o Entorno de Brasília precisa se industrializar e ter mão de obra qualificada para assumir os postos de trabalho. Já o Norte pode se tornar um polo turístico, valorizando as potencialidades das cidades de Alto Paraíso e Cavalcante", ressalta.
Ele afirma que a AGDR será um braço executor do governo, apesar de estar diretamente envolvida em ações de planejamento de políticas de desenvolvimento, que reduzam as desigualdades entre as regiões. Para isso, destaca, será necessário fazer consórcios e parcerias. "Quero conhecer melhor. Não quero ser um presidente de gabinete. Fazer articulações com as prefeituras do Entorno, Norte e Nordeste para sentir o que elas querem. A Agência pode abraçar projetos de municípios e articular com os governos estadual e federal a viabilização de recursos para tais projetos", revela.
Ele diz que o orçamento para este ano é pequeno (no ano passado, foi de R$ 30 milhões) e explica que precisa trabalhar de acordo com a Secretaria de Planejamento, à qual a AGDR está subordinada. "A AGDR não executa recursos próprios, por isso preciso me relacionar muito bem com a Seplan e sentir as intenções do governo", diz. A reforma administrativa, em pauta na Assembleia Legislativa, cria mais um cargo de diretoria técnica na pasta. Antes, ela contava com quatro diretorias, mas três foram extintas pela gestão anterior. "Isso sinaliza que o governo dá importância à Agência e quer que ela cresça", pontua. Questionado sobre a diferença de atuação em comparação com a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, Wilter afirma que esta fará um trabalho político, de articulações.

1 Comentários

  1. Luziânia se orgulha em ter um de seus filhos na presidência da AGDR, principalmente em se tratando de Wilter Campos Coelho que sempre se destacou pelo trabalho forte e competente na política, educação, cultura, esporte, entre outras áreas.Parabéns ao governo de Marconi Perillo pela indicação.

    ResponderExcluir