Depressão Pós-Férias acomete 23% dos brasileiros


O Instituto de Pesquisa, Prevenção e Tratamento de Stress – isma Brasil, divulgou uma pesquisa em que, 23 % dos brasileiros afirmam sofrer com depressão pós-férias. Foram acompanhadas na pesquisa 540 pessoas com idades entre 25 e 60 anos, residentes em São Paulo e Porto Alegre. Depois de trinta dias de férias, longe do chefe, da pressão de ter que cumprir prazos e metas, chega o dia de voltar ao trabalho...
Neste momento os sintomas mais comuns são: desânimo, dores musculares, cefaleias, cansaço, angústia, sono e ansiedade. Isso tudo corrobora para impor mais dificuldades na readaptação ao trabalho.  O tempo médio necessário para que o corpo se readápte a velha rotina é de duas a três semanas, até lá, serão dias difíceis e estressantes, onde o relógio anda devagar...
A pesquisa constatou ainda, que os trabalhadores que tiram 30 dias de férias corridos são os mais acometidos pela depressão pós-férias, enquanto os que tiram dois períodos de 15 dias no ano estão menos vulneráveis a estes sintomas.
A pesquisa descobriu ainda que, quanto mais tempo de empresa a pessoa tem, mais sofre com o retorno ao trabalho. Os profissionais que trabalham com finanças, na área da saúde, informática ou quem atua fora da área de formação estão mais suscetíveis a sofrer com o estresse pós-férias.
Um dado preocupante da pesquisa feita pela Isma Brasil, é que 68% dos entrevistados admitiram usar remédios para tentarem diminuir os desconfortos do estresse pós-férias, mesmo não sendo recomendado pelos médicos e 52% dessas pessoas fazem uso de bebida alcoólica para diminuírem o estresse pós-férias.
Conforme já foi dito, para diminuir o estresse pós-férias é altamente recomendável tirar pelo menos duas férias ao ano ou até três, é possível, tirar dois períodos de 15 dias ou três períodos de 10 dias dependendo da flexibilidade da empresa onde trabalha. Outra dica dos especialistas é praticar um hobby ou alguma atividade prazerosa, como, pintar, andar de bicicleta, passear no parque, escrever, ler, conversar com os amigos, enfim, o importante é não ficar com a cabeça o tempo todo focado no trabalho.
E você, também sente cansaço, desânimo e até dores pelo corpo quando suas férias acabam e é preciso voltar ao trabalho?  Se tiver alguma dica para diminuir esse incômodo compartilhe sua experiência conosco, para tanto, basta postar um comentário no formulário logo abaixo deste post.
Fotos: Medimagem e wallstreetfitness

0 Comentários