Conselho de Segurança da ONU será presidido pelo Brasil

O Brasil pleiteia há muito tempo uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU – Organização das Nações Unidas, razões não faltam para que o país seja aceito nesse "clube": o Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, o país tem uma crescente importância política em âmbito internacional, além de sermos líder regional na América Latina. Hoje, cinco países tem assentos permanentes no Conselho de Segurança, são eles: Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra. Dez países são membros rotativos, com mandatos de dois anos, são eles: Brasil, Turquia, Bósnia Herzegovina, Gabão, Nigéria, Áustria, Japão, México, Líbano e Uganda.
Vários países já declararam apoio a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente, no entanto, os Estados Unidos, que é nação de maior peso politicamente no Conselho ainda não expôs publicamente seu apoio ao nosso país, além deles, a Argentina e o México são contra as pretensões brasileiras.
A partir do dia 1º de fevereiro, o Brasil assume a presidência do Conselho de Segurança da ONU, esse posto é rotativo e cada um dos 15 países membros é escolhido para presidir o conselho por um determinado período. A represente brasileira na ONU é a embaixadora Maria Luiza Viotti.
O Conselho de Segurança da ONU tem o poder de autorizar intervenções militares nos 192 países membros da organização, bem como, estabelecer sanções econômicas nesses países. Saiba mais sobre o Conselho de Segurança da ONU.

0 Comentários