Águas Claras no DF triplica população em seis anos

Foto 1: Metrô em Águas Claras
Águas Claras foi a cidade (Região Administrativa) do Distrito Federal que mais cresceu nos últimos anos. Num período de seis anos a população da cidade teve um aumento superior a 300% e a taxa de crescimento anual foi de 20,8%, os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD que foi realizada entre setembro e dezembro do ano passado e divulgada esta semana pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan.
Águas Claras foi a primeira das 30 regiões administrativas do Distrito Federal a ser pesquisada e ter seus resultados divulgados. Em breve, a Codeplan estará divulgando os dados referentes à Ceilândia, região mais populosa do Distrito Federal com quase 500 mil habitantes.
A RA – Região Administrativa XX compreende além de Águas Claras, as localidades do Areal e o Setor Habitacional Arniqueiras. A região é marcada pela grande quantidade de prédios, Águas Claras é a cidade mais verticalizada do Distrito Federal, desse modo, existe uma grande densidade populacional em um pequeno espaço, contribuindo para o problema de falta de estacionamentos e congestionamentos nas vias da cidade.
Foto 2: Vista parcial de Águas Claras
De 2004 a 2010, a população de Águas Claras saltou de 43.623 para 135.685 pessoas com uma taxa de crescimento populacional dez vezes maiores que a do Distrito Federal. Enquanto no DF a taxa de crescimento da população  é de 2,3% em Águas Claras esse número é de 20,8% e se considerarmos o grande número de conjuntos habitacionais em construção na cidade esse ritmo de crescimento ainda se manterá por vários anos.
Outro aspecto interessante mostrada pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD diz respeito as desigualdades existentes entre as áreas da cidade, enquanto que a renda por domicilio em Águas Claras (vertical) é de 18 salários mínimos e 27,8% de seus moradores tem ensino superior completo, em Arniqueiras é de 12 salários mínimos  e 13,1% dos moradores tem ensino superior completo e no Areal a renda domiciliar é de 6 salários mínimos e somente 5,7% dos moradores possuem o ensino superior completo. Veja a pesquisa completa no site da Codeplan.

Foto1: BARBOSA.BARBOSA(Panoramio)/skyscrapercity
Foto2: André Bonacin(Panoramio)/skyscrapercity

1 Comentários