Mais de 12 mil residências já foram visitadas pelo Censo do IBGE em Cristalina

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE está coletando os dados do Censo 2010 em Cristalina, até o momento, já foram visitadas 12.455 residências no município, número 7% maior que a estimativa feita pelo próprio instituto. A população recenseada é de 42.999 pessoas, número 12% maior que a estimada. Muitos moradores não estão permitindo que os recenseadores entrem na sua residência para coletar os dados, eles chegam a xingar e ameaçar os profissionais. Quando permite que o recenseador entre na casa, muitos moradores não respondem as perguntas do questionário.


Para o município é de fundamental importância que a população receba os recenseadores do IBGE e responda todo o questionário, pois, é com base nesses dados que será feito o repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios para Cristalina e quanto maior a população, mais recursos a cidade recebe. Esses recursos são revertidos em escolas, postos de saúde, hospitais, creches, asfalto, saneamento básico e muitos outros benefícios para os moradores. Quando a população não responde ao Censo, o número de habitantes do município será menor do que de fato é, acarretando muitos problemas para a própria população, que sempre terá serviços abaixo da demanda, uma vez que, esses serviços são planejados e implantados com base no número de pessoas da localidade. A população precisa se conscientizar que é com base nos dados do Censo do IBGE que os governos das três esferas (municipal, estadual e federal) desenvolvem os projetos que definem o futuro do município.
Se o morador tiver dúvida sobre a verdadeira identidade do recenseador, pode solicitar a identificação do profissional (nome e matrícula) através do telefone: 0800-721 8181. Os recenseadores estão bem caracterizados (veja foto ao lado), trajando:
• Colete azul e boné com identificação do IBGE;
• Crachá de identificação, expedido pelo IBGE; e
• Computador de mão para realizar as entrevistas.
Só lembrando que a Lei Federal nº 5.534 de 1968, prevê a obrigatoriedade de responder o Censo, quem se negar pode receber uma multa de até 10 salários mínimos. O Censo começou no dia 1º de agosto e vai até 31 de outubro. Mesmo depois desta data, permanecerão na cidade alguns recenseadores para tentar coletar os dados daquelas residências onde o morador não foi encontrado.

1 Comentários

  1. gostariamos que a populaçao de CAMPOS LINDOS fosse mais lembrada por cristalina... aki somos mtos... mas nao temos praticamente nada para ajudar a populaçao...tudo tem q ser resolvido no df porque moramos a poucos metros da divisa DF/GO porem os governante4s do goias se esquecem q somos de CRISTALINA.

    ResponderExcluir