Canal Rural destaca os desafios da irrigação de Cristalina

O Canal Rural fez uma série especial acerca da dificuldade que os produtores de Cristalina enfrentam para manter a alta produtividade agrícola do município, mostrando que um dos principais gargalos para o desenvolvimento da região é o alto custo da energia elétrica. A reportagem também destaca a diversificação de culturas no município, mostrando o caso de sucesso da indústria Goiás Verde que é a maior fabricante individual de tomate da América Latina com mais de 200 mil toneladas, valor que representa 10% da produção brasileira.


O presidente o Sindicato Rural de Cristalina, Vitor Simão, afirma que a água sustenta a agricultura da região e além do alto custo da energia elétrica várias empresas estão de olho nos recursos hídricos do município para a instalação de hidrelétricas: "Temos 98% do Brasil com aptidão para produção de energia. Poderia se deixar esta região aqui para sua vocação produção de alimentos. Cristalina hoje produz dois milhões de toneladas de alimentos. São poucos os municípios do país que conseguem tamanha representatividade em produção. Temos quase um milhão de toneladas de cereais e um milhão de toneladas de hortifruti. afirma.
Já para Alécio Maróstica, presidente da Comissão de Cereais da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás, a região de Cristalina era para ter mais que o dobro da área irrigada do que tem hoje se houvesse disponibilidade de energia. Veja abaixo o vídeo na íntegra sobre a reportagem:


Leia mais...

0 Comentários