Produtores de Cristalina participam de palestra de exportação no agronegócio

– A dificuldade não é conseguir comprador para os nossos produtos, mas nos organizar para iniciar esse processo.
A afirmação é do analista de comércio exterior da secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Adilson Farias. Ele detalhou o passo a passo para acessar o mercado externo, no 35º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), realizado em Cristalina, na última quinta, dia 12.

A busca de importadores, a documentação necessária e o acerto do pagamento foram algumas das etapas apresentadas na palestra. O analista frisou que, sem organização como passo inicial, não é possível conquistar o mercado externo.
Uma prova de sucesso no município é o produtor Luiz Figueiredo, que exporta cerca de sete mil sacas de café cereja por ano. Ele estruturou sua fazenda, com base na experiência anterior, em cooperativas. E desde 2006, fornece o grão a uma renomada importadora italiana.
– Tenho um espírito cooperativista e sei que só com união é possível crescer – afirmou.
O agricultor aproveitou o clima e a altitude favoráveis de Cristalina, explorou o potencial de irrigação, para produzir o primeiro café premiado do estado de Goiás e já vislumbra a oportunidade de crescer como criador de gado leiteiro e futuro exportador de leite em pó.
– Se tivermos mais produtores com o mesmo interesse, seremos capazes de ter no município uma secadora de leite, que vai permitir este salto. Ninguém nasce grande – completou.
O AgroEx é uma iniciativa do ministério para incentivar as exportações nas cidades que se destacam na atividade agropecuária. A próxima edição está programada para setembro em Pelotas(RS).

0 Comentários