12º Rodeio Crioulo de Cristalina

Cartaz Rodeio Crioulo
Cerca de 250 peões de 5 estados brasileiros e do Distrito Federal (GO, DF, MG, BA, TO e RS) estão inscritos para o 12º Rodeio Crioulo Interestadual de Cristalina, que acontece de sexta a domingo, 18, 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições da cidade. No decorrer dos três dias os visitantes assistirão provas de laço, gineteada e muitas outras atrações da festa. As premiações serão feitas em dinheiro, moto e troféus. Os 10 peões classificados nessa etapa participarão do Rodeio Crioulo Nacional de Campeões que acontecerá na cidade de Triunfo/RS, em janeiro de 2011.

A realização do evento é do CTG - Centro de Tradições Gaúchas “Nova Querência”, em parceria com a prefeitura municipal, sindicato rural, Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro), e demais parceiros. O secretário Leonardo Veloso, da Seagro, participa dos eventos na sexta-feira.
Conforme o calendário, na sexta-feira tem início as competições de laço e da “Vaca Gorda”. A noite acontece o Jantar Dançante na sede do CTG. No sábado, a partir das 07h30, prosseguem as provas de laço. A abertura oficial será realizada às 10 horas da manhã de sábado, com a presença de autoridades e personalidades estaduais e municipais. Durante a solenidade, será realizada apresentação dos trabalhos em Equoterapia dos alunos da APAE, em parceria com a Campeira do CTG “Nova Querência”. A tarde tem provas de rédeas – cronômetro e desafio - “Vaca Gorda”. 
No domingo, 20, durante todo o dia acontece o “Crioulaço”, com suas provas e, no encerramento, a tradicional Gineteada. (Ginetear: cavalgar bem, com elegância; montar em cavalo arisco ou ainda não domesticado; incentivar o animal para corcovear; sustentar-se na cela enquanto o animal corcoveia; dar pinotes (a cavalgadura) etc.) Cristalina é uma das cidades goianas com a maior colônia de sulistas, o que influencia positivamente no perfil e realização do evento.

Mais informações: Agronegócio Goiano

0 Comentários