Sindicato Rural de Cristalina e FAEG promovem inclusão digital no campo

O Sindicato Rural de Cristalina recebeu 10 computadores para a inclusão digital de produtores, trabalhadores rurais e familiares, que poderão participar de cursos e treinamentos para aprender a manusear o computador, acessar Internet entre outras funções da informática. A iniciativa faz parte do Programa Inclusão Digital, uma parceria do Sistema Faeg/Senar com o Sistema CNA/Senar, o programa tem o objetivo de qualificar em Goiás 44.582 pessoas em três anos.

No Brasil a Confederação Nacional da Agricultura – CNA tem como meta a inclusão digital de 400 mil produtores e trabalhadores rurais. O presidente do Sistema, José Mário Schreiner afirma que esta é uma forma de produtores, trabalhadores e familiares terem acesso à informação rápida e, na maioria das vezes imediata. “Infelizmente ainda temos muitos produtores que recebem informações superficialmente. Em alguns casos, o produtor só tem acesso à informação por meio de seus vizinhos”, afirma Schreiner. A expectativa é de que todos os 124 Sindicatos Rurais goianos tenham uma sala de inclusão digital como a que está sendo instala em Cristalina.
O Programa Inclusão Digital iniciou em Goiás no de 2009, beneficiando os municípios de Rio Verde, Goiatuba, Quirinópolis, Mineiros e Morrinhos. Cada um recebeu dez microcomputadores e já iniciaram a qualificação, gratuitamente, de produtores rurais, funcionários e familiares. No dia 31 de março de 2010, foram distribuídos 40 computadores para os Sindicatos Rurais de Cristalina, Catalão, Piracanjuba e Anápolis, recebendo 10 computadores cada um. Com o objetivo de ampliar a inclusão digital no campo, o Sistema Faeg/Senar fez uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e serão montadas mais sete salas cada uma com seis microcomputadores nos municípios de Alexânia, Guapó, Inaciolândia, Indiara, Niquelândia, Pires do Rio e Uruaçu.
É importante que os produtores rurais tenham a sua disposição informações que lhes permita trabalhar a terra de forma mais profissional, de modo que aumente a produção e a qualidade dos produtos oriundos dessas propriedades, consequentemente o uso de técnicas adequadas a sua realidade torna o trabalho rural muito mais satisfatório do ponto de vista financeiro. Ouça no player abaixo o Programa Minuto Rural, produzido pela FAEG, trazendo a notícia da instalação de salas de inclusão digital em Cristalina:



Com a colaboração da Assessoria de Imprensa da FAEG.
Foto: Marcus Vinicius/FAEG

Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

0 Comentários