Prefeitura faz manutenção em rede de esgoto

Foto: Prefeitura de Cristalina
A rede de esgoto do Bairro São João está passando por manutenção, os trabalhos estão sendo realizados pela Prefeitura de Cristalina e tem como objetivos principais: a troca de manilhas e também o desentupimento da tubulação. A função principal de uma rede de esgoto é melhorar as condições sanitárias da localidade onde é implantado, no entanto, no bairro São João é comum ver água de esgoto correndo pelas ruas devido ao entupimento das tubulações, colocando em risco a saúde da população. Os serviços de saneamento são fundamentais à manutenção da qualidade de vida das pessoas e ao desenvolvimento sustentável dos bairros. Por isso, preservar os sistemas de água e de esgoto é parte fundamental da preservação do meio ambiente e do bem-estar das populações.

É importante que a população saiba fazer o uso correto do sistema e que a prefeitura e também a Saneago – Saneamento de Goiás S/A façam constantemente a manutenção da rede para prevenir o desgaste natural dos dutos e o entupimento dos mesmos, além disso, deve ser implantado programas que visem a conscientização da população sobre a importância de não jogar lixo nas tubulação da rede de esgoto. Quando obstruídos esses dutos podem transbordar nas vias publicas ou reconduzir os dejetos de volta às residências e estabelecimentos, dessa forma, os custos com reparos incidem sobre os valores cobrados dos usuários e os dejetos jorrados nas ruas prejudicam o meio ambiente, contaminando o solo, plantas, animais e o próprio homem, que pode pegar várias doenças.  A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais – Aesbe, traz algumas dicas importantes para evitar incômodos com a rede de esgotos, bem como fazer uso correto da mesma:

Causas da obstrução das redes de esgoto
 A obstrução das redes de esgoto é ocorrência comum na operação dos serviços de saneamento básico. O acúmulo natural de resíduos nas paredes dos dutos que transportam o esgoto é a principal causa da obstrução dos sistemas. Entretanto, essa situação tem sido potencializada pelo incorreto uso dos sistemas que diariamente recebem uma carga considerável de lixo e outros tipos de materiais que provocam o entupimento das tubulações.

Como minimizar a obstrução das redes
No topo da lista dos materiais domésticos despejados nas redes e que mais causa obstrução está o óleo de cozinha – seguido do fio dental, cotonetes, pontas de cigarro, absorventes e preservativos. Seu impacto ambiental é mínimo quando lançado nos sistemas que realizam o tratamento do esgoto. Porém, para as redes coletoras que o recebem, seu descarte traz graves danos aos sistemas, como o agravamento da obstrução de dutos e conseqüente transbordamento e/ou rompimento dos canos que conduzem esses dejetos. 

Por esses motivos recomendamos:
Recolha o óleo de cozinha em recipientes descartáveis e o entregue em locais que realizem a reciclagem desse material. Algumas companhias já efetuam a coleta do óleo de cozinha. Por isso, consulte a companhia de saneamento do seu estado e obtenha mais informações sobre os locais de coleta. Nunca descarte nos vasos sanitários cotonetes, pontas de cigarro, fraldas, absorventes, preservativos, algodão e fio dental. Faça o descarte desses materiais no lixo, observando a correta separação dos objetos.

As ações das Companhias Estaduais de Saneamento Básico
Para tentar minimizar as causas de entupimento das redes, as Companhias Estaduais de Saneamento Básico têm investido em duas frentes: conscientização e tecnologia. As empresas estaduais do setor estão atuando cada vez mais no desenvolvimento de ações voltadas à educação sanitária e ambiental.  Essas ações são voltadas a todo tipo de público e podem ser consultadas nos sites das Companhias Estaduais de Saneamento Básico. A difusão dessas informações é crescente, motivada pela percepção do segmento sobre a importância dessas questões para o desenvolvimento sustentável das regiões.


Veja na ilustração abaixo outra dica do DMAE – Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre – RS, para evitar o entupimento da rede esgoto:

0 Comentários