Torre de Tv Digital de Brasília será a nova atração da cidade

Torre de TV Digital HDTV de Brasília Distrito Federal
Foto:  Rubens Craveiro - Torre de TV Digital de Brasília.
A torre de Tv digital de Brasília que tinha sua inauguração prevista para o dia 21 de abril de 2010,  em comemoração ao aniversário de 50 anos de Brasília, deverá ser inaugurada somente em outubro, segundo o GDF, o atraso foi ocasionado pela crise política. Projetada por Oscar Niemeyer a nova torre de TV custará aproximadamente R$ 68 milhões e servirá também como ponto turístico. 

Ela terá 179 metros de altura, sendo a mesma dividida em duas partes: a primeira de concreto armado com 123 metros de altura e a segunda parte de estrutura metálica com 56 metros de altura. A Torre de Tv Digital de Brasília está sendo erguida no ponto mais alto do Distrito Federal para facilitar a irradiação do sinal, no alto do Colorado, que se localiza próximo a Região Adminitrativa de Sobradinho.


Segundo o então governador do Df, José Roberto Arruda, no lançamento da pedra fundamental da nova torre de TV, a noite quando a torre estiver toda iluminada ela poderá ser vista de Cristalina, cidade localizada a mais de 120 Km de distância do local, isso é possível por causa da similaridade topográfica dos dois locais que estão a mais de 1.200 metros acima do nível do mar. Ela será o novo cartão postal da capital do país, o visitante que for a torre de tv terá a sua disposição: bares, restaurantes, bancas de revistas, estacionamento público, além de elevadores e três mirantes de onde será possível contemplar todo o Plano Piloto de Brasília.

Em resposta aos questionamentos relativos ao alto custo da torre, o presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal, Flávio Lara Resende falou á agência Brasil, que a torre será também um novo monumento em Brasília. “Não é simplesmente uma torre de televisão, é um monumento, com um projeto do Niemeyer. Não se pode fazer a comparação do custo de um monumento com o custo de uma torre pura e simplesmente". Ele disse ainda que o cronograma de implantação da Tv Digital em Brasília sofreu atrasos devido ao fato de não haver uma torre de transmissão digital provisória na cidade. 


Enquanto a torre definitiva, não fica pronta, as emissoras de Tv que queiram transmitir o sinal digital devem procurar outras alternativas, assim como fez TV Brasil, Record e SBT vão usar a Torre de TV antiga, a Globo e a Band transmitem seu sinal da torre da Companhia Energética de Brasília (CEB) e a TV Brasília poderá usar a torre da CEB ou da TV Câmara. Atualmente as seguintes emissoras já transmitem o sinal digital para o Plano Piloto, Taguatinga, Guará e Sobradinho: TV Brasil, TV Globo, TV Justiça, Rede Record e SBT.

A primeira emissora de televisão a transmitir o sinal de Tv digital em Brasília foi a Tv Brasil, desde o dia 15 de abril de 2009, depois vieram a Rede Globo e a Tv Justiça. Os custos para adquirir os equipamentos necessários para transmitir o sinal da Tv digital depende sobretudo do tipo de transmissor que a emissora de TV irá utilizar, especialistas avaliam que em média as emissoras de televisão de Brasília deverão fazer um investimento em torno de R$ 1,3 milhão para transmitir usando a nova tecnologia.




Tv digital em Brasília
Canal digital  
Nome  
15
TV Brasil
21
Rede Globo
23
Rede Record
24
SBT
26
Rede Bandeirantes*
39
RBI*
50
TV Senado*
52
TV Justiça
61
TV Câmara*
*Em implantação ou Caráter Experimental
Fonte: Wikipédia

Segundo Hélio Costa, Ministro das Comunicações, até o ano de 2014 todas os municípios brasileiros já deverão estar recebendo o sinal digital e a partir de 2016 as transmissões de tv analógica serão definitivamente encerradas. Veja a Lista de canais de televisão digital do Brasil Quer saber mais a respeito da televisão digital, também conhecida como HDTV – TV de alta definição, clique nos links que abordam sobre o assunto:
Veja abaixo a foto da maquete da Torre da Tv digital de Brasília tirada por Schéron Ribas:

3 Comentários

  1. Achei a torre sensacional ... e o melhor , será um grande cartão postal da nossa cidade de Sobradinho-DF

    ResponderExcluir
  2. kleber basilio bacarias1 de novembro de 2010 às 21:12

    achei muito intereçante mais quando vamos ter as transmições para todo o df

    ResponderExcluir
  3. olá. Queria saber quais são os canais com sinal digital que são transmitidos em Trindade-Go. Trindade é uma cidade metropolitana de Goiânia. Por favor queria muito saber porque tenho uma tv digital mas so pega sinal da tv anhanguera e tv record. porfavor quem souber como pegar o sial digital da Tv Bandeirantes ficarei muito grata. mandem pra esse email karolgrymalde@hotmail.com

    ResponderExcluir