Qual é melhor Flickr ou Picasa para armazenar e compartilhar fotos

Com a revolução e popularização das máquinas digitais, virou mania compartilhar fotos com os amigos pela Internet. Não tem graça tirar uma foto e deixá-la escondida no HD do seu computador. Na Internet existe diversos sites que armazenam suas fotos gratuitamente, além de permitir que você as divulgue e compartilhe com quem quiser. Os melhores sites de armazenamento e compartilhamento de fotos e até vídeos na minha opinião são o Picasa Web do Google e o Flickr do Yahoo, os dois são sistemas de armazenamento de fotos online que integram álbuns virtuais.


Muitos Sites e Blogs tentam fazer uma comparação entre os dois sistemas afim de apontar qual é o melhor e qual é pior, aqui irei falar das vantagens dos dois sistemas, que podem se complementar, tudo irá depender de como você quer utilizá-los, por exemplo, o Flickr valoriza muito o compartilhamento de conteúdos entre os usuários, onde é possível criar comunidades afins, porém ele tem um limite de 100 MB de fotos e dois vídeos mensais, sendo  que cada uma das fotos pode ter no máximo 10 MB de tamanho, isso tudo em sua versão gratuita, se preferir pode fazer um upgrade para a versão Pro, que custa menos de R$ 50,00 por ano e quem usa diz valer a pena.

Principais características do Flickr:
  • Limite mensal de envio de fotos de 100 MB (10 MB por foto);
  • 2 envios de vídeo por mês (máximo de 90 segundos, 150 MB por vídeo);
  • Visualização de galeria limitada às 200 fotos mais recentes;
  • Possibilidade de postar qualquer foto em até 10 galerias de grupos;
  • Acesso limitado a imagens menores (redimensionadas) (mas as originais ficam; gravadas, caso queira fazer o upgrade posteriormente).
Já no Picasa Web, é possível armazenar até 1 GB de fotos em sua versão gratuita, ele também permite o compartilhamento de suas fotos, inclusive permite que elas apareçam nas buscas de imagens do Google. Eu sou suspeito para falar do Picasa Web pois é o sistema que eu utilizo e não tenho o que reclamar.

A única desvantagem do Picasa em relação ao Flickr é a sua baixar integração com outros aplicativos, o Flickr por exemplo, permite criar cartões personalizados, calendários, pôsteres e muito mais com suas fotos. Não sei se é impressão minha, mas o Picasa parece ser um pouco mais lento para carregar as fotos em relação ao Flickr, então quando tenho fotos maiores armazeno no Flickr e as menores no Picasa.

Portanto, na minha opinião os dois sistemas são complementares, é interessante ter os dois, como já foi dito, o Picasa pertence ao Google, então se você tem uma conta no gmail em poucos segundo pode acessar e criar seu espaço no Picasa,  e o Flickr pertence ao Yahoo, quem tem uma conta do Ymail ou do Yahoo mail também acessa o Flickr rapidamente. Crie sua conta no:

4 Comentários

  1. Saudações!
    Amigo Clodoaldo, gostei muito da sua explanação, a sua leitura está mais que correta.
    Eu uso muito imagens do Flickr, para colocar no meu Blog, ele traz págs.,com a licença Criative Commons.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Lison,

    Muito obrigado pelas suas palavras, abraços.

    ResponderExcluir
  3. vlw pela dica estava em duvida qual usar vou começar pelo picassa e se caso ouver nescessidade abro uma segunda ocnta no flickr

    ResponderExcluir
  4. Eu uso o Picasa para armazenar as imagens do meu blog, e agora estava atrás de um álbum para salvar minhas fotos pessoais, e não queria mais usar o instagram que é para um público limitado. Estava em dúvida entre continuar no Picasa ou mudar para o Flickr, e seu post me ajudou muito. Vou continuar no Picasa mesmo.

    ResponderExcluir