Brasil e Irã podem trocar experiências no uso de energia nuclear

A Agência Brasil publicou uma matéria interessantíssima que trata a respeito da cooperação do Irã e Brasil no uso de energia nuclear. O mundo todo está de olho no Irã justamente pela suspeita do país está tentando construir uma bomba atômica, fato negado pelo presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, que garante que a energia nuclear será usada somente para fins pacíficos. Será que na conjuntura atual em que vivemos é conveniente ao Brasil se aliar a um dos países que vem levantando polêmica e desconfiança no mundo justamente por causa da energia nuclear? Veja abaixo a matéria na íntegra da feita pela Agência Brasil:

O Brasil e o Irã podem trocar experiências no uso de energia nuclear para fins pacíficos e adotar posições similares em defesa da pesquisa diante das restrições de organismos internacionais. O vice-ministro de Assuntos da América do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Alireza Salari, disse que a área diplomática dos dois países está fazendo trocas de documentos sobre acordos que podem ser assinados entre os presidentes Luiz Inácio da Silva e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, em visita ao Brasil prevista para este mês. A seguir, parte da entrevista exclusiva feita pela Agência Brasil com Salari:

Agência Brasil: O que poderá ser tratado na visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil?


Alireza Salari: Houve algumas trocas de documentos, que estão na fase final, entre a diplomacia dos dois países. Envolvem acordos em diversos campos: área de energia, cultural, até a área consular e de vistos. O objeto de todo esse esforço é elevar nossas relações, de um estado simples como é hoje, para laços permanentes no futuro.


ABr: É um objetivo a ser construído em quanto tempo?


Salari: Temos que considerar que as relações bilaterais que existem entre nossos países também têm inimigos. Os sionistas, que enviaram durante vários anos recursos para a América Latina, ajudaram muitos golpes de Estado e são os grandes inimigos da democracia. Esses grupos não querem que haja um desenvolvimento das relações do Irã com o Brasil. Eles usam o poder que têm na mídia regional para dificultar.


ABr: Na questão da energia nuclear, o que pode ser tratado nesse encontro?


Salari: Ainda não está bem definido quais são os campos de acordo na área de energia. Certamente o assunto será tratado entre os dois presidentes dentro de uma visão positiva.


ABr: Os dois presidentes podem tirar uma posição comum em defesa do uso da energia nuclear para fins pacíficos?


Salari: Consultas em diversas campos, em assuntos comuns como esse, podem existir. Nesse campo (nuclear) há muita complementaridade entre o Brasil e o Irã.


ABr: Pode ser trocada experiência nesse campo nuclear?


Salari: Sim.


ABr: Especificamente em alguma área, como pesquisa na área médica?


Salari: Esses são os campos em que os dois países também têm complementaridade, em que podem complementar a experiência de um ou outro. Há anos que estamos produzindo 80% das nossas necessidade de medicamentos. Nos últimos dois anos apresentamos ao mercado, como uma iniciativa iraniana, três ou quatros tipos de medicamentos contra o câncer e antidiabéticos. Desenvolvemos acordo com países vizinhos para exportar esses medicamentos ou mesmo permitir a produção. Na América, a Venezuela é um desses países, e podemos também fazer esse tipo de acordo com o Brasil.

Fonte: Agência Brasil com adaptações Redecol Brasil

Foto: Agência Brasil






Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

0 Comentários