31 de Outubro - Dia da Reforma Protestante


No dia 31 de outubro é comemorado o Dia da Reforma Protestante, essa data foi escolhida porque em 1.517 Martinho Lutero tornou público suas 95 teses que foram responsáveis pela reforma da igreja e conceitos até então vigentes.

O dia 31 de outubro é o dia em que celebramos o dia da Reforma Protestante. É o dia em que os cristãos-evangélicos celebram o momento histórico que mudou por completo o rumo da história da igreja e do mundo. O acontecimento foi tão importante e relevante historicamente que os livros de história têm que obrigatoriamente dedicar grande número de páginas a este acontecimento – a Reforma Protestante.

A Reforma era algo já em ebulição desde o século XIV, mas, seu grande marco foi em 31 de outubro de 1.517 quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta do castelo em Wittenberg - Alemanha, condenando a venda de indulgências (perdão das penas relativas aos pecados).

Martinho Lutero argumentou contra esta prática dizendo que a salvação era alcançada pela graça, pela fé, através de Jesus Cristo, conforme as Escrituras Sagradas. A partir daí, a Reforma Protestante tornou-se um fato mundial verificado através dos eventos históricos que se sucederam e do crescente número de protestantes no mundo.

O Brasil é hoje o 6º país com maior número de protestantes no mundo, perto de 30 milhões (dados de 2005). Fica atrás apenas dos Estados Unidos (162 milhões), Reino Unido (44 milhões), Nigéria (34 milhões), Alemanha (31 milhões) e África do Sul (30 milhões). Países como Dinamarca, Islândia, Noruega, têm mais 90% da população protestante; Suécia e Finlândia mais de 80%; e Bahamas e Reino Unido mais de 70%. O dia 31 de Outubro é dia de recordar, estudar, refletir, dar valor às memórias, mas, principalmente meditar sobre os valores e princípios que nos norteiam e praticá-los.

Como cristãos - seguidores de Cristo - devemos praticar o bem, a justiça, o amor, a caridade, a paz e orar para que Deus abençoe o Brasil e o mundo. Devemos lutar para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, com famílias bem estruturada, longe das drogas, do álcool, da prostituição, de tudo que desestrutura e destrói as famílias e conseqüentemente a sociedade.

Devemos orar pelo Brasil e pelo mundo, e fazer nossa parte para construir uma sociedade com valores cristãos, onde bons filhos serão bons pais, boas mães, bons administradores, bons líderes; enfim, bons cidadãos. 31 de outubro! Tempo de Recordar! Tempo de Celebrar! Tempo de Praticar!

Fonte: Rádio Vida 96.5 de São Paulo com adaptações Redecol Brasil

0 Comentários