Agricultura Irrigada de Cristalina terá apoio do Governo Estadual e Federal

O governo de Goiás, em parceria com o governo federal, irão investir R$ 7 milhões na construção de 80 barragens para apoiar a produção agrícola irrigada no município de Cristalina. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento, Oton Nascimento Júnior, durante o dia de campo Irriga Mais realizado em Cristalina no dia 1º de setembro, na presença do governador Alcides Rodrigues Filho, do prefeito de Cristalina Luiz Carlos Attié, de autoridades dos ministérios da Integração Nacional e da Agricultura. Em seu pronunciamento na sede da indústria Goiás Verde, que fica entre os municípios de Cristalina e Luziânia, próximo do entroncamento da GO 010 com a GO 436, o governador Alcides Rodrigues Filho elogiou a capacidade empreendedora dos produtores do município, que transformaram rapidamente uma região até então pouco valorizada e produtiva em um dos maiores e mais modernos pólos de produção agrícola, que incorpora alta tecnologia e garante alimentos para boa parte da população brasileira, além de gerar emprego e renda para milhares de pessoas.
Já o prefeito de Cristalina, Luiz Carlos Attié, depois de agradecer as autoridades e aos organizadores pela realização do dia de campo, enfatizou que o município, que hoje irriga 48 mil hectares e produz 2,3 milhões de toneladas de alimentos anualmente (somando culturas de verão e plantios no inverno), pode aumentar sua produção para até 4 milhões de toneladas anuais e ampliar sua área irrigada para 150 mil hectares, sem qualquer nova agressão ao meio ambiente. Para isso, basta que sejam feitos investimentos na construção de barragens para armazenar a água do período chuvoso para uso na seca. O prefeito salientou que a região possui condições ideais para produção de mais de 30 culturas (grãos, fibras e hortaliças).
O presidente da Comissão de Cereais e Oleaginosas da Faeg, Alécio Maróstica, que integra a diretoria do Sindicato Rural de Cristalina, entidade que organizou o evento Irriga Mais – 1ª Mostra de Culturas irrigadas de Cristalina, disse que as autoridades do governo federal e do Estado de Goiás tiveram oportunidade de conhecer de perto todo o potencial produtivo de Cristalina. “Nosso objetivo foi alcançado, porque mostramos de forma clara e transparente a importância do produtor rural, a importância do trabalho que desenvolve para alimentar a população e seus métodos de atuação que contribuem para preservar os recursos naturais”, concluiu.
Participaram do Evento, mais de 300 pessoas, dentre estas, potenciais investidores, que futuramente poderão implantar empresas no município se aproveitando da nossa excelente localização, clima, relevo, disponibilidade de água e a alta tecnologia empregada na produção agrícola, o que certamente gerará mais empregos e melhorará a renda da população de Cristalina.
Parabéns ao Sindicato Rural de Cristalina, pela iniciativa de fazer este evento, que por sinal, foi destaque na imprensa nacional.
Fonte: SEPLAN, com adaptações REDECOL BRASIL.
Fonte da Foto: SEPLAN.




Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

0 Comentários