Irriga Mais - 1ª Mostra de Culturas Irrigadas de Cristalina


O município de Cristalina conta com mais de 570 pivôs, cobrindo uma área de 47 mil hectares, sendo o município Latino-Americano com maior área irrigada, por isso a cidade vem chamando a atenção não só do Brasil, mas também do mundo todo, um exemplo disso é a chegada da indústria francesa Bonduelle ao município, atraída pela grande oferta de matéria-prima durante todo o ano e pela qualidade da nossa produção.
No dia 1º de setembro, Cristalina irá sediar o evento Irriga Mais - 1ª Mostra de Culturas Irrigadas de Cristalina. O objetivo é mostrar à sociedade e autoridades políticas a força da produção dessas culturas em Goiás e a conscientização dos produtores goianos, que utilizam a água da chuva acumulada em barragens, prática de irrigação sustentável. O evento será realizado na Fazenda Pamplona SLC Agrícola. Este encontro é uma realização do Sindicato Rural de Cristalina em parceria com o Sistema Faeg/Senar, Seagro, Seplan e prefeitura municipal de Cristalina e contará com a presença de produtores, empresários, autoridades políticas e sociedade para uma discussão sobre a irrigação sustentável, demonstrando as transformações sócio-econômicas que a irrigação está promovendo no nosso município, abastecendo mais de 15 indústrias e empregado milhares de pessoas.
O evento terá início às 8 horas na Fazenda Pamblona, onde será realizado o credenciamento dos participantes e haverá um café da manhã. O Irriga Mais utilizará a metodologia de Dia de Campo. Serão apresentadas culturas irrigadas em três propriedades da região que utilizam a irrigação como meio de produzir alimentos e gerar emprego e renda à comunidade de forma sustentável.
A primeira fazenda a ser visitada é a Pamplona, onde serão apresentadas lavouras de algodão, milho semente e trigo. Batata, cebola, alho, cenoura e beterraba serão as culturas vistas na Fazenda Santa Bárbara. Com 2.300 hectares irrigados, esta propriedade gera aproximadamente dois mil empregos diretos somente com a irrigação.
A integração Lavoura-Indústria-Pecuária será um tema apresentado durante a mostra das culturas de tomate, ervilha e milho doce na Fazenda Agriter – Goiás Verde. Onde o evento será encerrado. Segundo o presidente da Comissão de Cereais Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Alécio Maróstica o objetivo do evento é mostrar à sociedade e autoridades políticas a força da produção de culturas irrigadas no Estado, assim como a conscientização dos produtores em utilizar água que vem da chuva acumulada em barramentos.
Para maiores informações entre em contato com o Sindicato Rural de Cristalina, no telefone: 61 – 3612-5732.

Fonte: FAEG e Jornal Diário da Manhã com adaptações REDECOL BRASIL.


Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

0 Comentários