Construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cristalina

Aproximadamente um ano atrás, o governo de Goiás anunciou a construção das plataformas de embarque e desembarque dos aeroportos de sete cidades goianas, dentre elas Cristalina. Confira a notícia publicada no site da Agência Goiana de Transportes e Obras – AGETOP em julho de 2008: O governador do Estado, Alcides Rodrigues, autorizou a construção de sete terminais aeroportuários em municípios do interior. Cristalina, Itaberaí, Mineiros, Jussara, Piranhas, São Luiz dos Montes Belos e Três Ranchos são as cidades contempladas com as novas obras de infra-estrutura. Já outras cidades, como Quirinópolis, Uruaçu, São Miguel do Araguaia e Alto Paraíso, que tinham obras paradas, terão as construções retomadas imediatamente. Três outros terminais passarão por reforma. Com a iniciativa, o governador pretende atender as demandas locais, visto que o Estado de Goiás é um dos que mais recebem vôos particulares no País.
As obras de construção de terminais de passageiros serão realizadas dentro do Programa de Melhoramento da Rede Aeroportuária do Estado, promovido pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), com recursos oriundos do Tesouro Estadual. O presidente da Agetop, José Américo de Souza, afirma que as obras serão iniciadas assim que as licitações forem concluídas. "O governador quer prioridade nessas obras", salienta.Os sete terminais de passageiros terão um modelo padrão simplificado de construção, elaborado pela Agetop e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo o projeto, o terminal terá 107m² de área construída, com saguão, sanitários, local para bar, área de vigilância sanitária, sala de administração e uma sala da Anac. Cada um deve custar aos cofres públicos R$ 148,42 mil de acordo com José Américo."Além da questão de segurança, conforto e da mobilidade, o processo todo é um passo importante para a melhoria da logística de apoio no Estado. Esse é um ponto importantíssimo para a atração de novos investimentos, qualificando mais o estado para receber novos atrativos e ampliar a economia", ressalta o governador.
No entanto, até hoje o aeroporto de Cristalina não recebeu os investimentos prometidos, quem sabe aproximando as eleições essa obra sai do papel.
O aeroporto de Cristalina possui as seguintes especificações: 1.100 x 23 m, pista asfaltada e sem terminal de passageiros, dessa forma, nosso aeroporto comporta pousos e decolagens de aeronaves de porte médio e pequeno, confira abaixo a imagem do GoogleEarth do aeroporto de Cristalina, ou melhor da pista de pousos e decolagens:

Fonte da foto do governador: Jornal Diário do Norte
Fonte da imagem do aeroporto: GoogleEarth 5.0.



Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

3 Comentários

  1. BOA INICIATIVA...ESPERO QUE SAIA DO PAPEL...ESTA EXCELENTE IDEIA...CRISTALINA MERECE COISAS MELHORES.

    ResponderExcluir
  2. Realmente será muito bom para Cristalina, amanhã publicaremos uma postagem onde mostraremos inclusive a maquete do novo terminal do aeroporto de Cristalina, acesse amanhã: http://www.redecol.com.br

    ResponderExcluir
  3. roman cini vai acabar com essa adiministração do attiê. Ele joga pra todos os lados. nada disso vai sair do papel pq o prefeito não vai terminar o mandado. o prefeito deu uma entevista no gabinete dele para o mota e tudo que tá citado no jornal não foi nem lissitado. os valores errado. onde é que vai parar essa administração?

    ResponderExcluir