Radiografia da Educação Brasileira

Foi exibido recentemente no Jornal da Globo uma série de reportagens sobre os principais problemas da Educação brasileira,segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a Organização Todos pela Educação. Os entrevistados foram Estimulados a apontar os três maiores problemas das escolas brasileiras. Essa pesquisa demonstrou que: Entre os principais problemas apontados na educação no país, destacam-se:

  • Em primeiro lugar, falta de segurança e drogas nas escolas (50%).

  • Em segundo lugar, professores desmotivados e mal remunerados (48%);

  • Em terceiro lugar, a baixa qualidade do ensino (33%);
O ministro da Educação, Fernando Hadad, disse: "Surpreende o apontamento da questão da segurança em primeiro lugar e, de certa forma, talvez esse item explique os dois seguintes, que é a desmotivação dos professores e a questão da dificuldade de aprendizado de algumas crianças, porque, quando você não tem um ambiente de paz, um ambiente próprio para o aprendizado, isso dificulta a relação ensino-aprendizagem, dificulta o trabalho do professor e, por desdobramento natural, também o desempenho dos estudantes”. Clique aqui e baixe a pesquisa na íntegra, lembrando que o arquivo está em formato PDF.
Clique nos links abaixo e assista aos vídeos da série de reportagens do Jornal da Globo:
O fato é que, apesar do Brasil ter avançado muito na área da educação, muito ainda há de ser feito, uma vez que nenhuma nação se desenvolver se não investir na educação do seu povo. Essa pesquisa mostra que fatores externos como a violência influenciam diretamente no processo ensino-aprendizagem,tanto professores e principalmente os alunos são prejudicados, além disso, tem a questão da falta de valorização dos professores,que ganham pífios salários, trabalham em escolas muitas vezes sem nenhuma infra-estrutura. Em regiões como a Nordeste, muitas vezes os professores não ganham se quer um salário mínimo. Com tantas dificuldades, é fácil entender o porque da má qualidade da nossa educação. Mesmo com tantos problemas, devemos cobrar das autoridades responsáveis, principalmente agora que está próximo de mais um pleito eleitoral, maior atenção e cuidado para a educação.
Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/

0 Comentários