Cristalina aposta na Ecoastronomia

Os cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agência Espacial Brasileira e da Universidade de Brasília (UNB), através de um minuncioso estudo que foi realizado em todo o país, confirmou o que nós cristalinenses já sabiamos, nossa cidade tem o céu mais límpido do Brasil, isso é possível graças a uma combinação de fatores, como o fato da cidade está a mais de mil metros de altitude em relação ao nível do mar, além da baixa umidade do ar na maior parte do ano, esses fatores culminam em uma baixa interferência eletromagnética, dessa forma, nosso céu tem uma forte "luminosidade" e uma espetacular claridade na maior parte do ano, nas áreas rurais, quando é lua nova, é comum as pessoas andarem à noite sem nenhuma lanterna, se valendo apenas da claridade proporcionada pela Via-Láctea.
Cristalina aposta na ecoastronomia para estimular o turismo, através do Projeto Ecoastronomia, coordenado pelo Professor José Leonardo Ferreira, da UNB, Dr. em Astrofísica e Consultor da Agência Espacial. A reservar particular Linda Serra dos Topázios em Cristalina, receberá o Rádiotelescópio GEM, para observações do espaço, transformando a reserva ambiental em área de pesquisa e observação astronômica.
Como comemoração dos 400 anos de invenção do telescópio, por Galileu Galilei, 2009 será o Ano Internacional da Astronomia. Por isso, os coordenadores do Projeto Ecoastronomia, vão disponibilizar nas principais praças da cidade plataformas de observação do espaço. Nos dias 22, 23 e 24 de maio, vai ocorrer o evento Astrofesta, com planetários infláveis, mobilização das escolas, oficinas e muitas outras atividades. Não perca, participe, coloquei o cartaz do evento logo abaixo, lá tem o telefone e ramais para maiores informações.
Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/

0 Comentários